quinta-feira, 5 de julho de 2012

Hambúrguer caseiro


   O hamburguer mais gostoso que eu já comi na vida!! Eu adoro fugir dos restaurantes fast food sem fugir da comida de fast food! Ano passado eu li uma matéria em uma revista que trazia uma nova dieta que estava fazendo sucesso na França, um dos mandamentos dessa dieta era: não precisa fugir de doces e de fast food, desde de que você mesma os cozinhe!! Desde que li essa matéria é isso mesmo que eu tento fazer, deu vontade? Vou até a cozinha e faço! 
   Essa receita foi a que utilizei para fazer o hamburguer e os pãezinhos de hamburguer e cachorro quente na Festa da Coca Cola, encontrei a receita no blog Pecado da gula, sou fã das receitas da Akemi! 

Massa para o pão de hamburguer e hot dog


1 xícara de leite

1/2 xícara de água
1/4 xícara de manteiga sem sal amolecida (50g)
4 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento seco para pão (10g)
2 colheres de sopa de açúcar
1 1/2 colher de chá de sal
1 ovo


    Coloque em uma panela o leite, a água e a manteiga, leve ao fogo até ficar morno. Numa travessa grande, coloque 2 xícaras de farinha de trigo, o fermento seco, o açúcar e o sal. Despeje o leite morno e o ovo e mexa bem. Quando a mistura estiver homogênea, adicione aos poucos o restante de farinha de trigo até a massa começar a ficar pesada para misturar. Despeje a massa em uma mesa levemente enfarinhada e comece a sovar até ficar lisa e elástica (cerca de 10 a 15 minutos). A massa é pegajosa e gruda na mão mesmo, mas não coloque mais farinha para não deixar o pão pesado! Continue sovando a massa, ela vai secando e desgrudando das mãos.

  Na receita da Akemi, ela foi bem mais minuciosa com a massa do que eu. Eu modelei a massa em uma bola, coloquei numa vasilha, cobri com plástico e um pano e deixei a massa descansar até dobrar de tamanho por 40 minutos. 

Massa recém sovada

  Eu fiz duas vezes a receita a cima, então essa massa tem o dobro do tamanho! Essa massa cresceu até a boca da vasilha e chegou a encostar no plástico que coloquei em cima! Em seguida, eu modelei a massa em bolinhas pequenas, para o hamburguer e para o cachorro quente, modelei as bolinhas, abri cada uma num retângulo e enrolei como rocambole, depois deixei as massas descansarem por mais 10 minutos.


  Eu não untei as formas, porque as minhas são antiaderente, mas se esse não for o seu caso, unte! Em seguida, levei ao forno pré-aquecido por 15-20 minutos à 200º C até dourar. Se desejar, pode pincelar  ovo em cima das massa e colocar gergelim por cima.



   Só de olhar a foto, já me vem o cheirinho de pão fresco saindo do forno de novo! Delícia...

    Deixe esfriar sobre uma grade, ou com ele quente, passe uma manteiguinha e prove o sabor... você acabou de fazer pão de hamburguer caseiro!!

Hamburguer de carne


500g de patinho (moída duas vezes)

1 cebola pequena bem picadinho
2 dentes de alho
1/2 colher de sopa de sal
pimenta do reino ou paprica picante a gosto
2 colheres de sopa de aveia em flocos
2 colheres de sopa de azeite extra virgem


Eu usei um kilo de carne e serve até sete pessoas correndo o risco até de sobrar se a fome não for muita! Para uma família de quatro, acredito que a quantidade acima está suficiente.

Coloque todos os ingredientes numa vasilha e amasse muito bem até a carne agregar todos os ingredientes. Divida a carne em porções adequadas para o tamanho do seu pão, forme bolinhas, coloque entre dois plásticos e amasse com parte debaixo de um prato. Como os meu hamburguers foram minis, eu modelei e amassei na mão mesmo! Deixe na geladeira por 1 hora para a carne pegar o tempero. Depois é só grelhar em frigideira bem quente com um fio de azeite ou óleo. Passe o hamburguer dos dois lados até pegar cor, coloque a mussarela e tampe para derreter o queijo e cozinhar o meio do hamburguer.



Podem experimentar que vocês não vão se arrepender!



Beijos

4 comentários:

  1. aai q linda essa foto do hamburguer, devia ta uma delicia!!

    ResponderExcluir
  2. Apreciador de hambúrguer6 de julho de 2012 às 15:28

    Passei a minha vida toda comendo hamburguenses dos tipos mais variados e minha vontade sobre tal guloseima já não era mais a mesma, contudo seus hambúrgueres me parecem tão apetitosos que é inevitável não ficar com água na boca.

    Meus parabéns!

    Tentarei fazer a receita em breve...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!! Eu altamente recomendo essa receita, ela é uma delícia!!

      Excluir