segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cupcakes de Pinã colada sem glúten e lactose

   Quitutes da Andréa  em parceria com a CupoNation está realizando um concurso cultural, onde o prêmio é um multiprocessador, meu sonho de consumo! Olha que não sou muito de participar de concursos, mas por um multiprocessador, eu abri uma exceção! rsrsrs 
    Comecei a quebrar a cabeça para desenvolver um cupcake extra- super- criativo e notei que como os cupcakes tiveram origem nos Estados Unidos, muitas das receitas são feitas com ingredientes norte americanos. Com isso em mente pensei em fazer um cupcake divertido com ingredientes "mais tropicais" se é que vocês me entendem!
     Tenho que admitir que não foi fácil abrir mão do chocolate para desenvolver essa receita, em vez disso optei por abacaxi, um ingrediente não muito explorado nos cupcakes, mas não menos saboroso para usar em cupcakes sem glúten e lactose. O resultado foi um cupcake  de coco fofinho e molhadinho pela calda de abacaxi e com cobertura de chantilly, que adiciona leveza ao cupcake, além de quebrar um pouco o doce da calda.


Cupcakes de Pinã Colada

Massa do Cupcake

- 3 ovos
- 1/2 xícara de manteiga amolecida
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de leite de coco
- 2 xícaras de farinha de arroz
- 1 colher de sopa de fermento em pó

  Pré-aqueça o forno a 180ºC. Em uma tigela, quebre os ovos e bata com o fouet. Adicione o açúcar e a manteiga, continue batendo. Em seguida, coloque o leite de coco e aos poucos adicione a farinha sem parar de mexer. Por último, o fermento.
  Prepare as forminhas de cupcake e preencha 3/4 da forminha com a massa. Leve ao forno por 20-30 minutos.  Espere os cupcakes esfriarem para rechear e cobrir com cobertura.
   


Calda de abacaxi

- 1 Abacaxi
- 3/4 de xícara de açúcar
- 1 xícara de água
- 1 canela em pau
- 1/2 xícara de rum

    Corte o abacaxi em cubinhos, leve ao fogo com o açúcar, deixe por cinco minutos e coloque a água, o rum e a cabela. Deixe no fogo até virar calda. Espere esfriar e recheie os cupcakes com a calda, para mais detalhes siga o passo-a-passo daqui.


Cobertura

- Chantilly
- Coco ralado

  Use seu bico de confeitar favorito para cobrir o cupcake com chantilly e salpique coco ralado por cima da cobertura. Para finalizar a decoração, eu me inspirei numa taça de pinã colada e decore com abacaxi e cereja!


  Sirva os cupcakes gelados que a calda de abacaxi geladinha fica mais saborosa! 

Beijos

6 comentários:

  1. Esse cupcake parece uma delícia!Muito criativo transferir a bebida para cupcake! Boa sorte no concurso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, muito obrigada pelo apoio! Beijos

      Excluir
  2. Olá Anna!
    Muito obrigada por vc participar do Concurso, seus cupacakes
    ficaram lindos e criativos!

    Beijos, ótima semana!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa!
      Muito obrigada! Uma ótima semana para você também!
      Beijos

      Excluir
  3. Meu namorado tem problemas com gluten e lactose e essa receita sera otima pra fazer uma surpresa pra ele, ja que ele nunca comeu cupcake!! Obrigadaa :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Olivia! Já li que a farinha de arroz pode substituir a de trigo sem problemas! Depois me conta como foi a surpresa! Beijos

      Excluir