sábado, 14 de setembro de 2013

O meu bolo de noivado

   O bolo do noivado foi de massa de chocolate com recheio de mousse de chocolate e brigadeiro branco com morangos. A decoração foi com chantilly e fondant, vou focar o post mais na decoração que foi uma aventura para mim, do que no bolo que é cotidiano aqui no blog.
  Para fazer a massa eu usei essa receita aqui e para o mousse de chocolate, eu também sugiro o dessa receita, ele fica firme e não derrete facilmente. No meu bolo, eu usei uma receita comum de mousse de chocolate e me arrependi, enquanto recheava o bolo, o mousse já foi derretendo o que me deixou neurótica. Já o brigadeiro branco é basicamente um beijinho sem coco!

Olhem só como ficou a cozinha no dia:
Os bolos assados, junto com os cookies que foram as lembrancinhas da festa. Eu monte dois bolos com medo de um só não dar, por isso assei quatro bolos.



   Para montar o bolo usei aquele esquema de montar no prato de servir  com a lateral da forma que assou o bolo junto (fica muito mais fácil rechear sem cair o recheio). Molhei cada andar do bolo com essa calda daqui.


Coloque o mousse de chocolate na primeira rodela de bolo. Espalhe para ficar homogêneo.


Coloque outra rodela de bolo, molhe com calda, cubra com o segundo recheio e adicione morangos picados.



  Agora com a decoração... Eu vi alguns bolos de casamento decorados com flores gigantes e amei! Eu tinha que ter um bolo de flores...só tem um problema, essas flores são de fondant e eu NUNCA havia trabalhado com fondant! Eu fujo de fondant como o diabo foge da cruz, além de ser trabalhoso, o sabor não me agrada em nada!


   Pensei e pesquisei em outros materiais que eu poderia usar para substituir o fondant, mas não encontrei nenhum. Acabei me rendendo ao bendito e antes de me aventurar na modelagem, pesquisei receitas e dicas de como fazer e trabalha-lo. Li muito, o que me deixou com mais medo, o fondant parecia ser muito temperamental.
   Um dos posts que mais gostei foi esse do Que fofurice, segui todas as dicas daqui incluindo a receita. Só substitui na receita alguns ingredientes  por outros que já tinha em casa, então usei a glucose Karo, margarina Qualy e essência de baunilha, que deu uma tom amarelado ao fondant. Por incrível que pareça, eu não queria que o fondant fosse branco, eu queria exatamente um tom amarelado para dar um contraste com o chantilly! Simplesmente perfeito, se fosse planejado não teria dado tão certo...

                        
    
   Não vou mentir, trabalhar com o fondant foi assustador, em vários momentos eu achei que não daria certo e por pouco não desisti.  Eu comecei a modelar o fondant três dias antes da festa e refiz a rosa três vezes até conseguir uma que parecesse uma rosa.
   Como não sou fã de fondant, não tenho nenhum daqueles  mini instrumentos de abrir nem curvar a massa. Eu usei um rolo de madeira grande daqui de casa, margarina e maisena. Para modelar as pétalas grandes, eu as apoiei em três bolinhas de fondant até elas secarem (como na imagem acima).


  Eu fiz uma rosa de tamanho pequeno e pétalas de vários tamanhos para aplicar separadamente no bolo. Na hora de montar, coloquei a rosa pronta no meio e fui adicionando pétalas ao redor, as grandes na boda e as médias no centro.




  Para quem nunca fez fondant antes e planeja usar em alguma ocasião especial, eu recomendo treinar antes ou começar a modela-lo dias antes, assim se não der certo, ainda da tempo de partir para uma opção B.

Espero que tenham gostado!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário