sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Molho de iogurte, alho e ervas



  Uma noite assistindo televisão encontrei o Jô Soares entrevistando um chef de cozinha, que tinha acaba de fazer uma pós-graduação em molhos. No primeiro momento, eu achei aquela especialização tão estranha, nem sabia que existia pós em molho! A estranheza não foi apenas minha, como também do apresentador que indagou ao chef o porque ele havia escolhido molhos e basicamente a resposta foi "Porque não, eles fazem tudo ficar mais gostoso". E tive que concordar, pois sempre faço molhos para salada, pães, lanches e carnes. O incrível é que eu adoro molhos e até assistir aquela entrevista, eu atribuía o amor aos pratos com molhos e não aos molhos em específico.
   O molho de iogurte, alho e ervas foi feito para temperar uma salada de penne integral. Eu adoro esse molho por ter uma base natural de iogurte (não de maionese), levar pouco sal (menos sódio na alimentação), ser leve e delicioso. 
   O ardido do alho, substitui muito do sal! Eu não temperei a salada, nem o macarrão, só usei o molho e ficou uma delícia. 


Molho de iogurte, alho e ervas

- 200 ml de iogurte natural
- suco de 1/2 limão pequeno
- 1 colher de sopa de azeite
- 4 dentes de alho (fica bem ardido)
- 1 xícara de salsinha e cebolinha picadas
- 10 folhas de manjericão
- 1 colher de sopa de alecrim 
- sal a gosto

* Eu coloquei mais ou menos a medida das ervas que eu usei.

   Pique o alho e as ervas. Coloque o alho, ervas, azeite, sal  e 2 colheres de iogurte no liquidificador, bata até ficar sem pedacinhos de ervas e alho. Retire o molho do liquidificador e junte com o restante do iogurte, misture para ficar homogêneo e está pronto para servir!

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário