Essa receita quem me ensinou foi meu tio Tomas, ele aprendeu com o vídeo de um boliviano, que faz a saltenhã tradicional, aquela com uva passas e uma azeitona. Pode parecer bobeira, mas a receita de saltenhã passou por tantas modificações que é difícil encontrar uma tradicional, até pimentão o povo tem colocado na receita.
Saltenhã de frango
Recheio
- 1kg de peito de frango
- 1 kg de batata
- 1 vidro de azeitonas
- 2 tablets de caldo de legumes
- 1 lata de molho de tomate
- 1 folha e meia de gelatina sem sabor
- sal a gosto
- uvas passas a gosto
- cheiro verde a gosto
- 1 colher de açúcar
- 1 colher de chá de cominho em pó
- azeite
Em uma panela, cozinhe o peito de frango com água e um tablet de caldo de legumes. Descasque e pique em cubos a batata, cozinhe as batatas em água até o ponto "al dente"(um pouco durinhas para terminar o cozimento no forno). Reserve a água do cozimento da batata para usar na massa. Quando o frango estiver cozido, desfie grosseiramente e frite com azeite. Ao frango, adicione o tablet de caldo de legumes e o molho de tomate, as batatas, o cominho, o sal, o açúcar (o recheio deve ficar levemente doce), as uvas passas e o cheiro verde. Dissolva a gelatina em 300 ml de água morna e adicione ao recheio. Espere esfriar para montar as saltenhãs.
Massa
- 1 kg de farinha de trigo
- 200 g de manteiga
- 1 e 1/2 colher cheia de colorau
- 2 ovos
- água morna (use a água da batata)
Derreta a manteiga no microondas, adicione o colorau e misture até ficar homogêneo. Em uma tigela, coloque a farinha, os ovos e a manteiga, misture bem. Adicione água morna à massa até dar o ponto em que a massa solta das mãos. Deixe a massa descansar por 20 minutos, coberta com saco plástico para a massa não ressecar.
Montagem
Prepare uma bancada com farinha de trigo para abrir a massa. Abra um pedaço da massa na bancada, deixe a massa bem fina, o mais fino que conseguir sem rasgar a massa.
Corte a massa com um prato de sobremesa (essa massa costuma encolher), apoie a massa em um pirez (aquele de apoiar as xícaras). E coloque uma duas colheres de recheio e uma azeitona no centro da massa. Junte as bordas da massa, como num pastel, coloque as pontas para a lateral da saltenhã e trance a extensão da borda. Esse trançar é como um beliscão na massa, segure e torça. É complicado montar as saltenhãs, mas depois a gente pega o jeito, de uma olhada nas minha primeiras saltenhãs:
A primeira forma de saltenhãs frankstein! Teve até saltenhã que abriu no forno.
Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos (depende do forno). Sirva com uma pimenta que fica uma delícia.
O trançado das últimas saltenhãs não se comparam ao das primeira, parecem que foram feitas por pessoas diferentes.
Anna, teu blog é adorável!!!
ResponderExcluirObrigada Myrian! Volte sempre! Beijos
Excluir