sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Torta de pessêgo: Uma receita para o fim de ano!

   Essa receita já fiz a um tempo e esperei para postar, porque ela á uma ótima pedida para as festas de fim de ano! Depois de se empanturrar  satisfazer na Ceia de Natal ou de Ano Novo, uma fatia dessa torta super levinha fecha a noite perfeitamente!



   Sempre que encontro uma receita com creme fico com o pé atrás, pois nunca consigo imaginar qual será o resultado, só  testando mesmo!  Todos os cremes que conheço são pesados e eu precisava de um leve que combinasse com frutas, para  levar na minha sogra e encontrei essa de Creme italiano. Foi quando pensei "Bom, eles são descendentes de italianos, se a receita não for gostosa, pelo menos, deve ser do gosto dos italianos!"rsrsrs
     Foi um tiro no escuro que acertou o alvo bem no meio! Sério, tive que me segurar para não comer o creme todo  bem ali direto da panela!


Massa da torta


- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de aveia em flocos finos
- 3/4 xícara de açucar granulado
- 1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (260 g)
- 1 colher de sopa de essência de baunilha

  Pré-aqueça o forno a 180º C. Em uma tigela misture a manteiga  com o açúcar, se preferir pode utilizar a batedeira para facilitar o processo. Em seguida, adicione o trigo, a aveia e a baunilha, mexa tudo até que a massa vire uma farofa homogênea.    Coloque a massa em uma forma redonda  de 30 cm de diâmetro com o fundo removível e pressione para cobrir toda extensão da assadeira. Leve ao forno por 15 minutos ou até dourar.


Creme italiano:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 colher de chá de sal
3 xícara de leite integral
2 gemas de ovos caipira
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de rum

   Bata as gemas e reserve. Em uma panela sob fogo médio, adicione o açúcar, a farinha de trigo, o sal e leite aos poucos misturando bem com um fouet até formar um creme. Diminua o fogo e mexa por mais 2 minutos. Adicione as gemas batidas ao creme bem devagar, batendo sempre com o fouet. Adicione a manteiga, a baunilha e o rum e mexa por mais 2 minutos. Desligue o fogo e espere o creme esfriar totalmente antes de usar na torta.

* O fouet (batedor de arame) é essencial, ele que vai dar a leveza no creme. Bata sem parar, seguindo a receita corretamente!

  Finalize com as suas frutas favoritas,  essa torta combina com várias frutas até mesmo uma "salada de frutas" em cima! Não esqueça de fazer uma apresentação bonita, eu tentei fazer uma rosa, mas achei que ficou mais na tentativa de rosa ! rsrsrs
  Eu usei pêssegos em calda e fiz uma redução da calda e joguei por cima para não ressecar. 



  Como aqui em casa, a gente enche a mesa com frutas achei essa receita que cairá como uma luva nas sobremesas de Natal ou Ano Novo!


Feliz Natal! Aproveitem bastante!
E comam com moderação!! Brincadeirinha, tem coisa melhor que comer?
Beijos

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Dicas de decoração de Natal!

  Está chegando o Natal, aquela época de reencontrar amigos e família, comer muito e trocar presentes, mesmo que estes presentes sejam sentimentos, vibrações ou histórias e para ajudar a dar o tom do clima natalino nada como uma decoração! Eu já postei alguns DIYs (Faça você mesmo) de artigos decorativos de Natal Aqui e Aqui. Agora, venho dividir com vocês algumas ideias para a decoração da Ceia de Natal!









Fonte das imagens: Google

  Deu pra perceber que o verde, vermelho e o branco predominam né!!
     Espero que vocês tenham gostado da seleção!
    Um Feliz Natal a todos vocês! Continuem acompanhando  o blog que até o Natal eu vou postando mais dicas, decorações e receitas!

Beijos

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mousse de limão siciliano

    Sempre vejo em blogs brasileiros receitas com o tal do limão siciliano e a minha imaginação se agitava em tentar desvendar qual os sabores das receitas e qual a diferença no paladar de usar um limão tahiti para o siciliano! Por esses dia, minha mãe encontrou limão siciliano no supermercado da nossa cidade, aqui em Campo Grande-MS, não é um produtinho muito fácil de se encontrar por aqui e comprou uns poucos por causa do preço nada camarada! 


   Sinceramente, não imaginava que teria muita diferença. Mas tem e como! Pra fazer uma comparação confiável, eu usei a mesma receita que sempre uso nos mousses de limão tahiti. O limão siciliano fica muito mais suave, porém ele quebra totalmente o doce do leite condensado! Aqui em casa, a gente é fã de doces não muito doces, foi assim que esse mousse ficou, considerando que só leva leite condensado e creme de leite. E também leva menos suco de limão! Uma delícia! 
    Todo mundo provou e aprovou, tanto é que o mousse acabou no mesmo dia!


   Agora vamos a facilidade da receita, mousse é bom por isso, bate tudo no liquidificador e pronto!

Mousse de limão siciliano

- suco de 1 limão siciliano grande
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite (sem soro)


  Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 1 minuto, até o mousse ficar homogêneo e bater mais um pouquinho para dar consistência um pouquinho mais grossa! Despeje o conteúdo do liquidificador em um refratário e leve à geladeira por 30 minutos.


Gostaram?

Beijos

domingo, 9 de dezembro de 2012

Faça você mesmo (DIY): Árvore de Natal de PET




   Essas semanas atrás estávamos no laboratório recortando umas garrafas PETs de 1,5 litro, recortamos a parte de baixo para usar e íamos jogar  a parte de cima fora. Até que alguém olhou e disse: Parece uma árvore de Natal! E desse comentário surgiu uma ideia, decorar aquelas garrafas para o Natal. 
    Entrei essa foto aqui em baixo e me inspirei a caçar  uns  novelos de lã aqui em casa!



   Depois de procurar por toda a casa, minha mãe me disse que tinha se livrado do nosso aparato de tricô! Quá, quá, quá...decepcionada, continuei a pensar e procurar outras decorações! Foi quando um milagre de Natal aconteceu, minha mãe encontrou dois novelos de lã e adivinha só, um vermelho e o outro verde! Melhor que isso impossível!!
   Fiquei muito satisfeita com o resultado, a árvore ficou muito bonita e com muito pouco! 


    Para fazer você vai precisar de:

- Garrafas PET
- Novelos de Lã
- Cola
- Lantejoulas
- Miçangas

    
   Corte a parte de cima da garrafa PET limpa. Passe um pouco de cola na garrafa cortada, só para fixar a lã, mas não é necessário. Passe a lã por toda a garrafa, cobrindo cada pedaço, depois que cobrir toda a garrafa, passe a lã aleatoriamente para não ficar tão certinho. Finalize colando lantejoulas ou/e miçangas para imitar as bolas de Natal na árvore.
  Cada novelo de lã cobre quatro topos de garrafa PET, mas essa quantidade varia de acordo com a grossura da lã. 

* Mais um comentáriozinho, ao contrário do que vocês devem estar imaginando cobrir a garrafa com a lã não demora o quanto parece, ainda mais se você não quiser aquela lã passada certinha! Ainda mais com a cola, a lã gruda aonde já foi aplicada e você não perde tempo com ela caindo!



   
  Viram como é fácil e acessível?
 Pode parar de reclamar do preço dos artigos natalinos e  começar a guardar aquelas garrafas de refrigerante e água do fim de semana!! 

Beijos

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Manjar de coco com abacaxi


   Esse manjar faz jus ao nome "manjar", saboroso e leve, daqueles que você come três sem nem sentir! Adorei o resultado, além de uma delícia, os ingredientes também são poucos e comuns e o preparo é super prático! Eu fiz com abacaxi, mas outras frutas também caem super bem, como a tradicional ameixa! O namorado mesmo que não gosta de fruta, comeu dois!



Manjar de coco

- 1 litro de leite integral
- 1 lata de leite condensado
- 2 garrafinhas de leite de coco
- 3 colheres de amido de milho


  Dissolva o amido de milho em um pouco de leite. Coloque todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo. Quando começar a ferver, diminua o fogo para não queimar! Desligue o fogo quando o manjar estiver com aparência de creme. Unte as forminhas com água, é só passar água e está untada! Coloque o creme nas formas e leve à geladeira por 40 minutos.



Calda de abacaxi

- 1 Abacaxi
- 3/4 de xícara de açúcar
- 1 xícara de água
- 1 canela em pau

   Corte o abacaxi cubinhos, leve ao fogo com o açúcar, deixe por cinco minutos e coloque a água com a canela. Deixe no fogo até a virar calda.



  Desculpem a falta de fotos dos "bastidores da cozinha", tenho ficado sem a câmera fotográfica, essas fotos são do celular da minha mãe.

Beijos

sábado, 1 de dezembro de 2012

Cupcake para amantes de chocolate

   Esse cupcake eu fiz para o aniversário do meu sogro. Perguntei ao meu namorado "amor, do que o seu pai gosta?" e ele muito atencioso como todo homem respondeu "não sei amor, ACHO que ele DEVE gostar de chocolate!". Como o chocolate foi o único ingrediente que recebi de dica, investi logo num cupcake todo de chocolate!


   Massa de chocolate, recheio de brigadeiro e cobertura de mousse de chocolate!
    Pura tentação para os amantes de chocolates! ChocoLovers!!


   Massa de chocolate

- 3 ovos
- 1/2 xícara de manteiga amolecida
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de leite integral
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó


   Pré-aqueça o forno a 180º C. Em uma tigela, quebre os ovos e bata com o fouet. Adicione o açúcar e a manteiga, continue batendo. Em seguida, coloque o leite e as poucos adicione a farinha sem parar de mexer. Por último, adicione o chocolate e o fermento.
   A massa está pronta para ser usada! Prepare as forminhas de cupcakes e preencha 3/4 da forminha com a massa. Leve ao forno de 20-30 minutos. Espere os cupcakes esfriarem para rechear e cobrir com cobertura. Esse mês vou fazer um post sobre como rechear os cupcakes! Fiquem atentos!!


Recheio de brigadeiro

- 1/2 colher de sopa de manteiga
- 1 lata de leite condensado
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó


   Leve ao fogo uma panela com a manteiga, espere a manteiga derreter e rapidamente adicione todo o leite condensado, a partir de agora, mexa sem parar. Adicione o chocolate em pó e desligue o fogo quando o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da penela. Nós queremos um brigadeiro um pouco mole, não no ponto de enrolar. Mexa por mais 2 minutos para evitar que o calor da panela queime o fundo do nosso brigadeiro. Espere esfriar para usar.


Mousse de chocolate

    Para o mousse eu usei essa receita Aqui do bolo de mousse de chocolate.
  Na decoração eu usei o bico de estrela  e framboesas.



  
 No fim meu namorado estava certo, meu sogro realmente gosta de chocolate! Mas infelizmente ele errou na data do aniversário do pai dele, mais desligado impossível! Entreguei o presente 3 dias antes do aniversário!! =(

Beijos

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Faça você mesma (DIY): Guirlanda de Natal

   Sabe aqueles trabalhos com EVA que a gente faz e sempre deixam pra trás sobras ou pedaços muito pequenos que acabam indo para o lixo?!  Que tal usar esses retalhos para fazer uma guirlanda para a decoração de Natal?


Essa é a minha guirlanda, toda colorida com retalhos de EVA.

Para fazer uma igual, você vai precisar de:
- Caixa de papelão
- Retalhos variados de EVA
- Cola de EVA (eu usei de isopor)
- Um laço


Instruções

  Com o auxílio de um compasso, faça dois círculos no papelão. Um grande e dentro do grande, um círculo menor. O meu primeiro circulo tinha pouco mais de 35 cm de diâmetro e o menor com 18 cm de diâmetro. Assim, a guirlanda ficou com 8 cm de espessura. Recorte os círculos com uma tesoura ou faca.

Eu fiz a guirlanda quando estava sem a máquina fotográfica, por isso a guirlanda já estava decorada, mas usem a foto só para ilustrar como fazer os círculos.
   
   Separe os retalhos de EVA e com a cola vá colando os pedacinhos na guirlanda de papelão até obter o efeito desejado. 


   
   Pra finalizar, eu usei um laço cor de rosa que era o que tinha aqui em casa! Mas um vermelho ou verde seria mais apropriado para a comemoração de Natal! 


  Reutilizando materiais que teriam ido para o lixo com criatividades! Uma boa pedida para quem não quer investir muito dinheiro na decoração de Natal desse ano!

Gostaram da ideia?

Beijos

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sorvete saudável de manga

   Mais um post para o famoso clima "eu estou derretendo", isso porque ainda nem estamos no verão! Para espantar um pouco do calor eu trouxe aqui mais uma receita de sorvete. Essa receita diferente do sorvete de banana leva mais de um ingrediente, mas também é super saudável, assim você não derrete e ainda por cima mantém a forma para o verão. 


   Essa receita é muito fácil e o sabor... hummm uma delícia! O sorvete foi aprovado por todos aqui em casa, ele é gostoso e leve. E nessa época do ano que tem "chovido manga", não dá pra deixar provar essa sobremesa!




Sorvete saudável de manga


300 g de manga congelada
200 g de iogurte natural
3 colheres de mel
raspinhas de limão



Instruções:


   Leve ao liquidificador a manga congelada. Adicione o mel, se a manga estiver bem doce a quantidade de mel pode ser reduzida!


   Em seguida, adicione o iogurte e as raspas de limão.


   Ligue o liquidificador e prontinho! Se o seu liquidificador não estiver dando conta de bater, desligue e com uma colher misture o sorvete, ligue o liquidificador e repita a operação até o liquidificador bater sem dificuldades. 

Em seguida, sirva. Eu adicione um toque de lavanda para dar um saborzinho especial!

O que acharam? 

Beijos

sábado, 17 de novembro de 2012

Cake pop passo-a-passo

   Promessa feita é promessa cumprida, finalmente fiz alguns cake pops e fotografei tudo só para mostrar para vocês. Já dei algumas dicas no último post sobre Cake pop  e agora vamos ao passo-a-passo.
    Já vi quem fala que fazer cake pops é fácil tanto na televisão como em blogs. Bom, eles mentiram! Cake pops possuem várias etapas desde assar e esfriar um bolo, até ter muita paciência em enrolar e mergulhar os bolinho no chocolate! Igual fazer brigadeiro, não tem erro, mas demora e exige paciência. No geral, como não tenho prática, demorei umas duas horas para conseguir fazer 10 cake pops! Se você já tiver um bolo pronto, reduz muito o tempo da receita.
 Confesso que tive algumas dificuldades e vou compartilhar tudo com vocês!
Vamos lá:


  Primeiro prepare o bolo, faça uma massa de sua preferência, antes de usá-la é necessário esperar que ela esfrie, pode usar a geladeira para acelerar esse processo.


   Depois de frio, esfarele o bolo  com um garfo ou com as mãos.

   Em seguida, molhe o seu bolo, eu molhei com creme de leite. Mas podem ser utilizados ganache, doce de leite, buttercream ou brigadeiro mole. Molhe o seu bolo o suficiente para ele  ficar úmido e formar uma  só massa quando amassada.


   Retire um pouco da massa e com as mãos faça uma bolinha.

   Derreta e tempere o chocolate. O chocolate tem que estar temperado! Eu derreti pouco chocolate, mas se for usar um bolo de tamanho pequeno, derreta 500g de chocolate.
   O chocolate preto é uma delícia, mas o branco permite adicionar coloração aos cake pops. Para isso, adicione corante alimentício próprio para chocolate, tentei uma vez usar o corante comum e não deu muito certo.

   Para o palito parar na massa e não deixar que a massa caia quando você  for mergulha-la no chocolate, eu vi no Bakerella a sugestão de molhar o palito no chocolate e espetar na massa. Tentei não deu certo, a massa não chegou a cair, mas não ficou muito fixa. Em seguida, tentei repetir o processo e deixar o palito um tempo na massa para o chocolate endurecer e adentrar, melhorou um pouco, mas bem pouco. A última tentativa foi espetar os bolinhos e colocá-los na geladeira por um tempo, melhorou. Acho que essa da geladeira deve funcionar melhor ainda se você molhar a massa com algo que vá endurecer na geladeira como ganache, buttercream...


   
   Agora é hora de mergulhar os bolinhos no chocolate, tome cuidado para não faltar chocolate em nenhuma parte do pirulito.

   Em seguida, decore da forma que desejar com confetes, corante ou brilho. Aplicar os confetes em baixo do cake pop foi uma péssima ideia, principalmente se o confete for grande, ele não adere da mesma forma que os menores e muitos caem. Se você está iniciando e não tem muito prática, eu sugiro que você aplique os confetes na parte de cima junto ao palito.

   Depois de decorados, apoie os cake pops em papel manteiga e leve para geladeira até o chocolate endurecer.

O resultado:

Com confetes de estrelas

Com granulado e bolinhas prateadas

De chocolate branco com coco queimado

E os meus favoritos com framboesas na decoração


Gostaram do post?

Beijos